Clinica Orthos

Orientações
Etapas do tratamento ortodôntico
1. Consulta inicial
Consulta Inicial

Na primeira consulta, o ortodontista avaliará a real necessidade do tratamento ortodôntico. Caso seja indicado o tratamento, será solicitada à documentação ortodôntica (fotografias, radiografias e modelo de gesso) para que o ortodontista possa avaliar o caso, seu grau de complexidade e elaborar um plano de tratamento.

2. Retorno
Retorno

Após avaliar a documentação ortodôntica, o ortodontista apresentará o plano de tratamento proposto para o paciente. Serão transmitidas informações iniciais sobre condutas a serem realizadas, estimativa de tempo de tratamento, entre outras.

3. Montagem e manutenções
Montagem e Manutenções

O aparelho será instalado, a primeira ativação realizada e todas as informações sobre os cuidados com o aparelho ortodôntico serão passadas. Instalado o aparelho, o paciente passará a realizar as manutenções mensais, onde será seguido à risca o plano de tratamento determinado pelos Diretores Clínicos. O atendimento será realizado por uma equipe de ortodontistas altamente capacitados.

4. Contenção
Contenção

Ao remover o aparelho fixo corretivo o tratamento não estará concluído. Os aparelhos de contenção são utilizados para manter os dentes nas posições alcançadas até que ossos, músculos e gengivas se adaptem às mudanças.


Higienização bucal na ortodontia

Aparelhos fixos corretivos

1. Como utilizar o fio dental?
Como utilizar o fio dental?

Deve-se introduzir um segmento de fio dental na abertura do passa-fio. Colocar o passa-fio com o fio dental por baixo do arco de nivelamento e em seguida passar o fio dental entre os dentes.

2. Como realizar a escovação de maneira adequada?
Escovação - Passo 01

Do lado de fora de todos os dentes e do lado de dentro dos dentes de trás, deve-se posicionar a escova formando um ângulo de 45º na linha da gengiva fazendo movimentos de cima para baixo nos superiores e de baixo para cima nos inferiores.

Escovação - Passo 02


Do lado de fora, com os dentes em oclusão, podem-se também realizar movimentos circulares.

Escovação - Passo 03


Na parte de dentro dos dentes da frente, deve-se utilizar a escova na vertical com movimentos para cima e para baixo.

Escovação - Passo 04


Na superfície de mastigação dos dentes, deve-se usar a escova na horizontal fazendo movimentos de vai-e-vem.

Escovação - Passo 05


Finalizar a escovação realizando a higienização da superfície lingual, executando movimentos de posterior para anterior.



Aparelhos removíveis

1. Como fazer a limpeza do aparelho removível?
Como fazer a limpeza do aparelho removível?


A Higienização do aparelho deve ser realizada fora da cavidade bucal com auxilio da escova e do creme dental.


Orthos © 2014 Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.